Sustentabilidade na Construção Civil

Sustentabilidade

Não sai de moda e muita gente não dispensa seu uso, ainda que numa conversa informal, a tão almejada sustentabilidade chegou para ficar. E o que significa sustentabilidade? O que é ser sustentável? Teoricamente o termo “sustentável” tem origem do Latim: “sustentare”, que significa sustentar, favorecer e conservar.

Sendo a sustentabilidade extremamente sistêmica, nenhuma pessoa, empresa ou nação pode alcançá-la sozinha. Adotar ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

Cada setor tem o desafio de criar ações mais sustentáveis para um bem comum. Na construção civil não é diferente e o desafio é bem grande.

"A indústria de construção enfrenta um desafio de muitas frentes para se juntar à luta pela sustentabilidade. O consumo de cimento em quilos por habitante do mundo é maior que o de alimentos. Energia, água, eficiência e disposição de resíduos são questões prementes para o setor"
José Eduardo Mendonça - Planeta Sustentável 01/09/2011

Pensando na sustentabilidade é que, em uma das vertentes da construção civil, vieram as construções sustentáveis ou empreendimentos sustentáveis, os chamados prédios verdes ou green buildings. Para esta nova categoria, existem alguns tipos de certificações de acordo com os itens "sustentáveis" no empreendimento utilizado.

Localizado em São Caetano do Sul, temos o Niterói 400, entre sua infra-estrutura sustentável, o edifício se destaca por possuir piso elevado, sistema de reuso de água, ar condicionado tipo GHP (o ar condicionado é gerenciado por um computador central possibilitando consumo de gás natural por condômino)e elevadores regenerativos.

Niterói 400 - Itens de sustentabilidade

Conheça o Niterói 400 e veja seus diferenciais sustentáveis. Acesse: 
http://www.viananegocios.com.br/lancamentos/NITEROI-00-/Empreendimento/Centro/S%C3%A3o-Caetano-Do-Sul/37088.html e fale com um corretor.

FONTES:
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/sustentabilidade.htm
http://www.agenda21local.com.br/sustentabilidade.php
http://www.brasilsustentavel.org.br/sustentabilidade
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/estante/desafio-sustentabilidade-construcao-civil-643152.shtml
http://predioverde.com.br/

Compartilhe nas Redes Sociais:

0 comentários